sábado, 7 de agosto de 2010

Leitura: Incentivar é melhor que obrigar


  
           Voçê, como todo estudante brasileiro, já deve ter passado naquela fase da escola em que os professores nos pediam( obrigavam ) para ler livros dos autores  mais influentes e revolucionarios da literatura brasileira. Preciso dizer que nunca gostei disso. Achava uma chatiçe ler os livros que a escola sugeria e ainda ter que fazer trabalhos ou provas sobre eles. Não estou querendo criticar nem desmoralizar nenhum autor brasileiro, não entendam isso, mas para mim ler uma coisa sem que eu esteja com vontade é garantia de que aquilo não vai da certo. 
           Muito bem, eu sei que a mairoria das escolas nos obrigam a ler literatura brasileira porque estão nos preparando para passarmos nos vestibular. Mas será que a escola tambem não devia dar um incentivo para que a adolescência de hoje tomasse gosto pela leitura? No presente em que vivemos, onde a maioria  das crianças so ficam em casa assistindo televisão ou no computador, as vezes era preciso um passatempo  mais saudavel e educativo.
           Talvez a escola devesse nos instigar a ler tambem um pouco das diversas obras feita ao redor desse mundo , tem cada texto ou historia interessante, que eu tenho certeza de que se algum  desses estudantes desse um lida ou uma breve leitura talvez ele se  senti-se motivado a ler porque gosta daquilo.

             Bom a minha sugestão foi dada, tomara que as escolas possam fazer algo com relação a isso.

Um comentário:

  1. Concordo plenamente com o que vocÊ disse em relação das leituras sugeridas nas escolas. O problema não era ler e sim os livros. Os autores podem ser até consagrados, mais ler seus livros com linguagem intelectual era horrível. Nunca conseguia entender nada do que o autor tava falando. o certo seria incentivar os alunos lerem o que quizessem. Há tantos livros com linguagem simples e objetivas.Fazer o que né. Tomare que um dia os professores enxerguem essa realidade e deixem de serem teimosos em querer obrigar alunos a ler livros que foram feitos para pessoas intelectuais. Não que eu queira desmoralizar esses livros que na verdade são muito ricos em palavras. Só que como eu disse são livros difíceis de entender.

    ResponderExcluir